I Semillah

O QUE É O SEMILLAH?

O I Seminário Internacional Latino-Afro-Hispânico (SEMILLAH) tem como objetivo construir uma rede transnacional e interdisciplinar de circulação de saberes sobre as populações negras no espaço Latino-afro-hispânico, reunindo pesquisadores de diferentes partes do Brasil e das Américas. Entendemos que as identidades negras não são essenciais, mas elaboradas de forma relacional, contextual e diaspórica. A própria definição de negritude, cujas origens remontam à colonização, está balizada no deslocamento – físico e simbólico – entre a Europa, a África e as Américas. Neste sentido, a construção de identidades negras e a luta contra as desigualdades raciais extrapolam os limites do Estado-nação. Embora ele se proponha unitário, é formado pela multiplicidade de indivíduos, muitos deles forçosamente silenciados e preteridos como sujeito de direito.

O I SEMILLAH propõe ainda difundir a produção de saberes sobre a negritude na América Latina numa perspectiva Sul-Sul que consolide o diálogo entre o Brasil e os países da região. Assim, almejamos fortalecer o diálogo entre a academia, movimentos sociais, artistas e demais atores que se dedicam à questão racial no território Latino-afro-hispânico, composto pelos países latino-americanos e africanos de língua espanhola, francesa e portuguesa.

O evento será realizado de 26 a 28 de novembro de 2018, no Campus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

WhatsApp Image 2018-10-21 at 11.31.13.jp